Teresina participa de projeto piloto de estruturação de concessões e PPPs do Ministério do Planejamento.

Representantes do Ministério do Planejamento e da Caixa Econômica Federal apresentaram ao prefeito Firmino Filho o planejamento para a formatação de um novo projeto de coleta e tratamento de resíduos sólidos de Teresina. O evento aconteceu na manhã desta quarta-feira (19), no Palácio da Cidade e contou também com representantes da Comissão de Acompanhamento Multidisciplinar do projeto.

Teresina participa de um projeto piloto do Ministério do Planejamento de estruturação de parcerias público privadas e concessões, em que o órgão oferece consultoria e auxilia cidades na elaboração de planos. A Caixa é parceria no projeto. O consórcio contratado pelo ministério para fazer o estudo em Teresina já apresentou um cronograma de trabalho.

O trabalho se desenvolverá nos eixos de coleta, transbordo, transporte, tratamento e manejo dos resíduos sólidos. Segundo a secretária municipal de Parcerias e Concessões, Monique Menezes, esse é o início dos trabalhos. “Estamos fazendo a primeira reunião desse grupo, apresentando o plano. A consultoria trabalhará para apresentar a modelagem da parceria ou concessão que será apresentada para a Prefeitura ao longo do próximo ano”, explicou.

O prefeito Firmino Filho explanou à equipe que a iniciativa da Prefeitura de Teresina é inovadora no país e, por isso, o modelo que está sendo construído pode servir de inspiração para outras capitais e cidades de grande porte. “Estamos iniciando esse processo com a responsabilidade de formatarmos um modelo e acredito que devemos focar não apenas na coleta e tratamento do lixo, mas também na educação e campanhas para conscientizar a população”, disse.

Fonte: SEMCOM